terça-feira, 11 de novembro de 2008

IDEOLOGIA. VOCÊ TEM UMA PARA VIVER?

Olá, queridos amigos!

Minha turma de Jornalismo está realizando uma série de seminários sobre a Era Vargas. Vários assuntos tem sido levantados durante este período mostrando um pouco da dura realidade que o governo impunha. Eram jornais, revistas, programas de televisão, músicas, artistas, todos eles retalhados quando tentavam expressar suas idéias.

Porém, o fato que mais me chamou a atenção nestes dias de seminários foi a abordagem que se deu a palavra IDEOLOGIA. Os colegas não se cansavam de dizer que todos os que sofreram perseguição, exílio e até a morte sofreram por uma IDEOLOGIA

Eu fiquei muito pensativa sobre o que é, de fato e de verdade, como diria um "velho" conhecido, viver em função de uma IDEOLOGIA.

Numa linguagem menos formal, IDEOLOGIA é criar um ideal, seja de vida, de profissão, de política e por aí vai. Ideal não é real. É uma idéia construída de forma perfeita e sem erros. E vocês sabem: isso é impossível. Por melhor que sejam as situações sempre haverá um "aquém".

Mas eu cheguei a conclusão de que todos nós precisamos de um ideal. Precisamos construir projetos, desejar imensamente, lutar por nossos objetivos. Ter um ideal nos "liberta", nos impulsiona e nos faz crescer. E ainda que não consigamos alcançar esse ideal, podemos chegar o mais perto possível dele e, enquanto isso, temos um motivo a mais para viver!

9 comentários:

Anônimo disse...

Olá amiga!

Minha ideologia de vida é acreditar e tentar. É superação diária. É saber compreender e empreender.
Tento evoluir, crescer a cada dia. Amar mais a cada dia e ser amada, também. Tento ser feliz e não me importar com coisas pequenas, com a pobreza de espírito de pessoas que já acordam mal-humoradas. Tento aprender mais a cada segundo que passa, com as experiências boas e ruins. Tento receber a oportunidade assim que ela bate à minha porta. Tento não magoar as pessoas. Tento ser alguém melhor e melhorar o mundo de modo que, as pessoas que estão ao meu redor acreditem, também, que elas podem ser melhores. Acredito que existe uma força superior que nos guia e nos dá sinais o tempo inteiro para que possamos evoluir e quem sabe alcançar a plena felicidade.
Finalizando com tuas palavras, “ter um ideal nos "liberta", nos impulsiona e nos faz crescer. E ainda que não consigamos alcançar esse ideal, podemos chegar o mais perto possível dele e, enquanto isso temos um motivo a mais para viver!” (Michelle Alvear).

Fim por fim... escrito por mim...

Michelle Terra
Jornalista
Uberlândia/MG

Anônimo disse...

E o interessante que essa "iedeologia" está dando indenizações. O que foi feito na época da ditadura era feito por um ideal e hoje esse ideal está sendo indenizado...

Thaise Graciano disse...

Oiii Michele, tudo bem?

Esta história de ideologia é bem complicada né?! Cada deve ter a sua, acredito muito nisso. Eu acredito que nunca devemos deixar de tentar por medo de errar, e tento seguir isto à risca.

Parabéns pelo blog, se puder passe no meu!

Beijos

Layra disse...

oii Michele!
achei teu blog por aqui! se der passa no meu também =)

Acredito que cada um deve seguir um ideal de vida, acreditar naquilo que quer para trilhar um caminho com sucesso!

beeijão

Layra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Muito bom esse texto.Realmente fica difícil sair do lugar sem ter um ideal.Precisamos crer que podemos crescer é necesssário ter um alvo nossa pulsão precisa ser alimentada.
Um abraço Miriam

Anônimo disse...

Ao acordar todas as manhãs... por mais que não esteja conciente disto... é o meu ideal que me guia pelo dia afora. Este ideal é o alicerce para continuar a caminhada, para lutar na certeza de que vou vencer e se por um acaso isto não acontecer, continuar lutando assim mesmo. É o que faz a minha vida ter um sentido real. bjs Dé

Fernanda Lourenço disse...

É verdade, a ideologia é difícil de ser alcançada, principalmente porque quem a busca não é perfeito...nós...mas sem ela imagino ser impossível sonhar...os maiores sonhadores foram os que mais tinham ideologias e também os que mais realizaram projetos em suas vidas...
Baaa, quanta filosofia, mas não é esse o objetivo, e sim de motivar as pessoas a sonharem. Sonhar é fundamental! E escolher uma ideologia é escolher o caminho dos seus sonhos!

Abraços e fica aí minha opinião, ou melhor, minha visão sobre este assunto!

Abraços
Fer Lourenço

Gisele disse...

Oi Michele, td bem?

Achei interessante você levantar esse assunto. Pois para mim, ter uma ideologia de vida é a base para construir um bom futuro!

Sem isso, a pessoa não tem um rumo. Vive sem saber o que quer..

É complicado né, pois muitos usam dessa ideologia para pregar e fazer coisas erradas, sempre com o msmo discurso 'tenho que lutar pelo meu ideal'..
Mass, cada um sabe o que faz..

Beijosss
Giii